Crónica

A Puberdade, a Idade Adulta e a Invenção da “Adolescência“

É conhecido, no corpo da literatura universal anterior à semana passada, assim como no linguajar popular, que aquando da primeira menstruação “deixou de se ser menina e já se é mulher“. A isto acresce a concepção moderna de "adolescência", baseada em critérios adicionais de maturidade psicológica, autonomia sexual e maioridade cívica. Aqui debatemos estes pontos.
Ensaio

Do Trágico como Sentido e Possibilidade para o Humano Face às Verdades Terríveis da Existência? – Breve Trilho pelo Pensamento de Nietzsche

A verdade da situação humana é terrível. Os valores epistémicos não são impermeáveis à ilusão e a descoberta de valores morais no mundo é uma falácia. A realidade é fluxo e o humano encontra-se mergulhado na impermanência. Será a ilusão necessariamente má? Poderá o humano operar exclusivamente através dela? Como pode a vivência do trágico e a atitude dionisíaca face à situação humana restituir-nos o vínculo à vida?
Crónica

Sobre o CES, as Denúncias de Assédio Moral e Sexual, e o Ambiente Competitivo da Academia

Tivemos, nas últimas semanas, numa peça do jornal Expresso, finalmente acesso mais extenso e detalhado a relatos das cinco denunciantes que expuseram, em ocasiões diferentes e em graus distintos, alegações de abusos morais e sexuais da parte da direcção e de algumas figuras de relevo do Centro de Estudos Sociais, da Universidade de Coimbra, desde há alguns meses atrás. Aqui comentamos as alegações.
Crónica

Sugestões de Leitura: Grandes Compêndios de História da Humanidade

Entre algumas obra de importância antropológica notável e de acessibilidade ao leitor comum muitíssimo simpática, estes volumes relacionados com a história da civilização permitem colocar em perspetiva assunções que temos sobre valores universais, valores locais e culturais, e aprender não apenas a distingui-los mas a saber como são simbioticamente relacionados uns com os outros.
CrónicaBoa-HoraDestaques

O Mecanismo do Jet Lag

Efetivamente, não é possível dar corda à realidade, nem ela aceita pilhas. Como se isso não bastasse, revela-se imprecisa, pouco fiável e imprevisível, e na maioria das vezes, simplesmente não nos agrada. No entanto, rejeitá-la acarreta consequências indesejadas. O jet lag é um exemplo paradigmático dessa rejeição corporal da realidade. Vamos explorar a sua mecânica.
CrónicaDestaques

O Canto do Mundo: a Editora Ocora Radio France

Sobre uma lendária editora dona de um portefólio de dezenas de títulos com registos magníficos de inúmeras tradições musicais de todas as proveniências, desde tradições eruditas até populares, e focando-se em particular nas paisagens sonoras de locais do mundo mais obscuros e menos conhecidos para a psique ocidental, como as infindáveis tradições musicas locais da áfrica e da ásia profunda.
Artes Visuais

Itchy Savoir

Uma marca de T-shirt’s e itens do dia-a-dia com design de autor subordinado a uma fórmula muito precisa: a associação de filósofos, artistas e algumas celebridades de relevo a uma palavra forte que em geral estabelece um contraste desafiante com a personalidade em causa.
Crítica

Crítica: Smile (Beach Boys, 1966-2004), ou como as obras incompletas são completas

Não é suficientemente esclarecedor chamar a Smile, ou ao processo da sua produção, de labiríntico, como se fosse uma obra impossível de ser concluída. Não o é. aliás, muitos dos alinhamentos possíveis serviriam como conclusão ao conceito, por isso convém não confundir a sobrecarga mental e o falhanço com a noção de obra impossível, que Smile não é.
Crónica

O “Ricardo A. Pereira” “tem muita graça”, é “muito culto” e “muito inteligente”

Desde o advento desta figura no entretenimento nacional, há mais de vinte anos, que esta ganhou notoriedade, num país de campónios, por, além da qualidade para a comédia, ser supostamente uma figura de gabarito intelectual superior à média, fino conhecedor da alta cultura, e dono de uma extraordinária inteligência capaz de produzir argumentos fora do alcance do português comum. Uma espécie de Marcelo Rebelo de Sousa dos palhaços, portanto. Nada disto poderia estar mais longe da verdade e, com toda a probabilidade, é uma quase completa efabulação. Vejamos ponto por ponto.
EnsaioDestaque

A Hipermodernidade Em Gilles Lipovetsky: Será A “Desdefinição” Dos Valores Estéticos?

A estética sempre foi considerada como é tida hoje: apesar de usar termos diferentes, não alterava o seu significado da contemplação do Belo, uma transformação dos elementos alcançáveis através da intuição, da compreensão do Belo, da arte e depois da intuição do interior. O belo e a beleza têm sido objecto de estudo ao longo de toda história da filosofia. Neste artigo, procurar-se-á responder a pergunta: será a “desdefinição” dos valores estéticos nos dias de hoje?

EnsaioDestaque

A defesa do arquipélago da Madeira durante a Segunda Guerra Mundial

No contexto da Segunda Guerra Mundial, a Madeira, apesar de não possuir recursos naturais extraordinários, seria um local ideal para uma base aeronaval. Essa importância foi rapidamente compreendida pelos principais intervenientes no conflito e levou a que os respetivos Estados-maiores das potências em conflito, desenvolvessem planos de invasão e ocupação da ilha da Madeira.
CrónicaBoa-Hora

Um Texto Sobre Relojoaria

Leia este texto e divirta-se muito a lê-lo. Quando terminar envie um e-mail a pedir mais ao editor. Possivelmente não vamos escrever mais porque somos pessoas muito ocupadas. Leia cada uma das letras como quem observa a mais linda das paramécias ao microscópio. Reflita sobre a nossa intenção na escolha de cada uma das palavras. Encare o conjunto de frases como quem encara um estereograma.
EnsaioDestaque

O Ciberespaço como Dédalo: Em Busca de Uma Individualidade (Quase) Perdida

O lugar (ou não lugar) do ciberespaço apresenta características dinâmicas e semelhantes às de um desafiante e perturbador itinerário labiríntico. Trajeto em constante transformação, sem um centro único, facilitador de ligações em várias direções e de todos os seus pontos, que avança num emaranhado de possibilidades que pode significar, entre outras coisas, a perda de individualidade.