Cadernos Arachne

https://arachne.revistaminerva.pt

Os Cadernos Arachne são um suplemento experimental da Revista Minerva Universitária, de carácter anárquico, inteligente e empenhado. Assenta em sabermos que é possível dizer coisas muito acertadas a brincar e coisas muito erradas a sério.

À imagem de algumas mitologias mais recentes, Arachne foi uma criatura (humana mas ficcional) que ousou competir com a deusa Minerva no artifício da tecedura de teias, espécie de actividade ou de coisa que pode ser interpretada como pertencente à physis, ao logos, ou à extensão deste último até ao galanteio (à retórica, portanto). Tendo a mortal Arachne perecido no desafio, foi condenada a um suplício eterno — tecer as tais teias multiformes até ao infinito da eternidade do para sempre (etc.).

Esperamos, na continuidade da sua senda, não apenas aprendermos todos alguma coisa, como também acreditar que, algures e de algum modo, a criatura humana e ficcional pudesse ou possa ter mais razão que a deusa (não se sabe, não sabemos, a razão terrestre e a razão divina não são necessariamente coincidentes, como a história das mitologias nos prova). 

Submissões de todos os tipos (de géneros e formatos existentes e de outros ainda por vir) são aceites. Tudo o que se diz no suplemento ou em nome do suplemento deve ser levado rigorosamente a sério, ou então não tem graça (e vice-versa).