Contacto

Submissões de artigos, dúvidas, sugestões e tudo mais para geral@revistaminerva.pt.

Direcção

Doutorando em Teoria da Literatura na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e mestre pela mesma instituição, com um trabalho sobre a teoria tropológica da linguagem no Nietzsche inicial (aqui). Os seus interesses incluem teoria da ficção, epistemologia e ontologia, patrística cristã, teoria do som, cinema erudito e popular, e filosofia da linguagem: publicou vários artigos e proferiu várias conferências sobre estes e outros tópicos.

https://flul.academia.edu/joaonsalmeida
Email: joao@revistaminerva.pt

Doutorando em Filosofia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, actualmente faz investigação sobre filosofia continental e analítica, filosofia da linguagem, e códigos de conduta social. Tem, em paralelo, alguns interesses em diplomacia e relações internacionais, que acompanha através de frequentes ligações às comunidades europeias no estrangeiro.

https://www.researchgate.net/profile/Ricardo-Fortunato-2
Email: ricardo@revistaminerva.pt

Licenciada em Belas Artes pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, trabalha nas indústrias de comunicação e média. Desenvolve em paralelo alguns projectos de criação artística. Alterna entre a vida profissional no estrangeiro e a vida pessoal em Portugal, onde também participa em projectos de voluntariado destinados a levar a arte às camadas mais desfavorecidas da população.

https://independent.academia.edu/AnaSérgio
Email: ana@revistaminerva.pt

Conselho Editorial

Professor Auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, ligado ao Instituto de História e ao Instituto de História de Arte. Tem vasto número de artigos publicados em revistas da especialidade. Actua nas áreas de História e Arqueologia e das Línguas e Literaturas.

https://lisboa.academia.edu/NunoSimõesRodrigues
https://www.cienciavitae.pt/251D-5D1F-0683

Professor Auxiliar na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, tendo leccionado também na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Os seus interesses de investigação centram-se presentemente na Teoria da Constituição, na Teoria do Estado, na Teoria da Ação Política, na Teoria dos Regimes Políticos e na Justiça Constitucional. Entre os livros que publicou são de destacar A Autoridade Moral da Constituição: Da Fundamentação da Validade do Direito ConstitucionalA Realidade Internacional (como Autor) e Eichmann in Jerusalem: 50 Years After (como co-organizador e Autor). Tem participado em projetos de investigação, conferências e publicações coletivas em Portugal e no estrangeiro.

https://www.fd.ulisboa.pt/professores/corpo-docente/luis-pereira-coutinho/
https://www.icjp.pt/corpo-docente/docente/1899

Professor Associado com Agregação na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Lecciona cadeiras na área da matemática desde 1987, tendo começado no Instituto Superior Técnico. Licenciado em Física pela FCUL, é também mestre em Matemática pelo IST e doutorado na mesma especialidade pela Warwick University. É autor de doze livros e de dezenas de palestras e capítulos em volumes de colaboração internacional. Foi coordenador de vários painéis para atribuição de bolsas da Fundação para a Ciência e Tecnologia, entre 2005 e 2014. Foi também Vice-Presidente e Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, e tem trabalhado, desde 2008, com a European Mathematical Society, da qual é actualmente Vice-Presidente.

https://ciencias.ulisboa.pt/pt/tags/jorge-buescu
https://www.researchgate.net/profile/Jorge-Buescu

Colaboradores

Coordenador de estudos num estabelecimento privado de tutoria. Mestre em Teoria da Literatura pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com um trabalho sobre José Régio (aqui). É músico, intérprete e compositor (aqui), além de conhecedor e entusiasta de trash art em geral.

Licenciado em Engenharia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, trabalha na área das novíssimas tecnologias e faz ocasionalmente algum trabalho de revisão literária. É autor de literatura de tendência vanguardista e de alguns projectos de arte visual, além de conhecedor do presente e passado do mundo automobilístico.

Professora de contrabaixo no Conservatório de Braga. Mestre em Teoria da Literatura pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (aqui) e licenciada em Filosofia pela Universidade do Minho. Encontra-se a preparar uma tese de doutoramento sobre Ralph Waldo Emerson. Os seus interesses incluem filosofia da linguagem, lógica, misticismo e livros de auto-ajuda. Pertence à SGI Portugal, uma organização baseada no budismo de Nichiren Daishonin. E é também escritora (aqui).

Estudou engenharia e matemática. Actualmente dedica-se ao comércio livreiro e ao ensino privado. É também músico, intérprete e compositor, tendo colaborado em vários projectos para cinema e teatro.

Mestre em Teoria da Literatura pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com uma dissertação sobre o poeta Ruy Belo (aqui). Está a preparar uma tese de doutoramento sobre o mesmo autor. Estudou também música e tem interesses nessa mesma área.

Investigadora no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa e bolseira da FCT. Licenciada em Antropologia pelo ISCTE e mestre em Antropologia Social na London School of Economics. Concluiu em 2013 o Doutoramento em Antropologia no ISCTE-IUL/CRIA com a tese Macau Sá Filo: Memória, Identidade e Ambivalência na Comunidade Euroasiática Macaense. Desde 2003 tem desenvolvido trabalho de campo etnográfico com as comunidades macaenses em Lisboa e em Macau. Os seus atuais interesses de pesquisa são sobre ambivalência identitária, mudança social, património cultural, turismo culinário, consumo, etnografia institucional, antropologia económica e política. É autora de Heirs of the Bamboo: Identity and Ambivalence among the Eurasian Macanese (2020).

https://csg.rc.iseg.ulisboa.pt/member/marisa-gaspar/
https://iseg.academia.edu/MarisaGaspar

Investigadora de História de Arte afiliada ao instituto ARTIS da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Mestre em História de Arte, com uma tese sobre representações de escultura clássica no cinema (aqui) e doutoranda na mesma especialidade. Os seus temas de interesse versam sobre o belo grego, recepção da antiguidade na contemporaneidade, music videos e estética grega no cinema.

https://flul.academia.edu/S%C3%ADlviaCatarinaPereiraDiogo
http://www.artis.letras.ulisboa.pt/pagina,7,131.aspx

Mestre em Estética e Filosofia da Arte pela FLUL (aqui) e licenciada em Filosofia pela Universidade Católica, é doutoranda no Programa em Teoria da Literatura e bolseira da FCT, com um projecto sobre o escritor Teixeira de Pascoaes. Organizadora de várias iniciativas relacionadas com o autor, assim como outras, paralelas, relacionadas com literatura e as artes performativas. É também escritora: em 2019, publicou um “livre-affiche”, intitulado Hiante, e, em 2021, Vogal Absoluta.

https://lisboa.academia.edu/SofiaAlexandraCarvalho

Redes Sociais:


Facebook: https://www.facebook.com/revistaminervauniversitaria
Instagram: instagram.com/revista.minerva/
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/revista-minerva-universitaria
Twitter: twitter.com/minervarevista_

Subscrever a nossa Newsletter:

Outras Informações: