Manutenções climáticas: este mês, temos revoluções liberais na península, marketing social, Morris Weitz, gatekeeping e newsmaking, Jane Eyre e a tradição gótica, a ética do guerreiro, analogia: WW2 Europa e Ucrânia, neoconservadores = comunistas, o vulgar em Aristófanes, uma presidência da Cristina, cerco de Lisboa, idade média em Portugal, pais portugueses e castelhanos, como Sebastianistas não são bons portugueses, palavras mal usadas, sugestões de leitura, Sinais de Fogo, Mulholland Drive revisited, os melhores números de comédia de sempre e fotografia.
Análise das revoluções liberais do século XIX na Península Ibérica, destacando suas origens (crise económica, ideias iluministas), semelhanças (luta por constituições) e contrastes (Portugal focado na monarquia, Espanha em guerras civis).
Sobre a evolução do marketing social, destacando o seu papel na promoção de comportamentos sustentáveis. Enfatizam-se estratégias éticas, o envolvimento da comunidade e o impacto a longo prazo, visando uma sociedade mais consciente e responsável.
Será o conceito de ‘arte’ definível? Será a arte algo de tal forma subjetivo que seja impossível de apresentar uma definição para a mesma, ou existe, ainda que de uma maneira bastante geral, um carácter objetivo naquilo ao qual atribuímos a designação de ‘arte’?
Dois pontos sobre teoria dos média: o papel de gatekeeping como filtro das informações, moldando a realidade social, e o aspecto do newsmaking como foco na produção e relevância noticiosa.
Regarding Charlotte Bronte’s Jane Eyre, how can a novel be analyzed and studied when removed from its historical and literary context? This essay aims to demonstrate that the key to complete and utter understanding of even the most concealed aspects of a literary piece is to look at it from a contextualized perspective.
Trump não é o Chamberlain de 1938: está a tentar dividir a Ucrânia com Putin, como Estaline fez com Hitler em 1939. Quem está a fazer o papel de Chamberlain, tanto o de 1938, como o de 1939, é a Europa.
On neoconservatives, ex-communist radicals, masqueraded as conservatives, pushing a Trotskyist war agenda and subverting U.S. constitutional values. Their circumstantial patriotism and GOP dominance led to failures like Iraq, echoing leftist utopian flops.
Sobre dimensões pouco conhecidas para o leitor comum presentes em peças dramáticas da antiguidade: o uso de tropos boçais, uma alegoria com proto-comunismo e esboços de feminismo anti-patriarcal.
Na continuação da série de putativos candidatos à presidência da república portuguesa em 2025, temos Cristina Ferreira, a mulher que conquistou o entretenimento, a moda e até a literatura de autoajuda com títulos como “Pra Cima de Puta”.
Apesar de ser brincadeira, por vezes isto acontece.
Registos vídeo e apontamentos históricos com os melhores números de comédia de sempre, re-encenações de tropos antigos, em Who’s On First, Dead Parrot, Modern Times, Safety Last, Duck Soup.
Dois pontos, ou o mesmo ponto, sobre trabalho — na academia e não só.
Rubrica já habitual em que, com a ajuda das magníficas críticas da Notre Dame Philosophical Review, trazemos aos nossos leitores alguns títulos recentemente lançados do mercado editorial da filosofia, que vão desde obras generalistas até a estudos mais especializados.
Recuperamos uma rubrica a que pontualmente acrescentamos itens, sempre dominados pelo seu uso contemporâneo — e às vezes o critério de contemporâneo pode ser tão estrito como a recorrência do uso de determinada palavra ao longo de período curto de poucos meses.
Romance de formação artística, inacabado e vagamente autobiográfico, Sinais de Fogo não é um grande romance nem retrata a formação de um grande artista.
Um argumento a favor de um impulso de interpretação inteligível aplicado até a obras abstractas ou semi- abstractas como Mulholland Drive.
Funnnies! Este mês sobre religiões.
Retrato de Dolores Olmedo Patiño (ca. 1908–2002) por Diego Rivera. Dolores foi patrona das artes, filantropa e fundadora do Museo el Olmedo, tendo sido responsável por a maioria das obras de Rivera e de Frida Kahlo se manterem em solo mexicano.